Voltei do Carnaval cheia de mancha. E agora?
- Kelly Cosac
- 26 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2023
Nada melhor do que poder curtir o carnaval na praia, tomar cerveja, se refrescar no mar, dançar, aproveitar a maior festa brasileira e ainda voltar para a casa bronzeada. Mas e quando o rosto fica cheio de manchas?
As irradiações ultravioletas vindas do sol alteram a produção normal de melanina do organismo, o que afeta diretamente a uniformidade da pele, causando sardas, manchas e o tão temido melasma. E agora? O que fazer?

O primeiro passo é marcar uma avaliação para analisar a profundidade e a causa do surgimento dessa mancha. Essa avaliação é muito importante para decidir o melhor tratamento ou tecnologia para a resolução do problema.
O melasma tem um tratamento que costuma ser mais complexo, por conta das regiões da derme onde se acumulam o pigmento. Ele é dividido em três categorias, que impactam na escolha da terapia:
1. Melasma epidérmico: atinge a epiderme, camada mais superficial da pele.
2. Melasma dérmico: ocorre na derme, que fica logo abaixo da epiderme.
3. Melasma misto: atinge ambas as camadas.
Na maioria dos casos, a solução será iniciar os tratamentos de peelings para amenizar o escurecimento. Além do uso dos clareadores que contenham Ácido Trenexâmico, que possui efeito anti-inflamatório.

No caso da pele que volta da praia com ressecamento nítido, vale lembrar que só usar hidratante, geralmente não resolve, pois como é muito comum durante o carnaval a ingestão exagerada de bebida alcoólica, má alimentação e excesso de sol, a pele sofre mais que o normal, fica seca, opaca e desnutrida e perde nutrientes essenciais para se manter saudável. Para acelerar o processo de regeneração, é importante fazer uma limpeza de pele com esfoliação e tônico para tirar as impurezas da pele, usar o vapor para abrir os poros, usar corretamente máscaras para cada tipo de pele específica.
Em todos os casos, o melhor tratamento é a prevenção, por meio do uso diário de filtro solar com proteção UVA e UVB, mesmo em dias nublados. A prática também ajuda a impedir o agravamento das manchas já existentes.
Dentre as opções de tratamento para as manchas de sol, os cremes clareadores são mais acessíveis, mas o ideal é que eles sejam utilizados com orientação profissional, já que há diversas marcas no mercado, com princípios ativos diferentes. O profissional saberá orientar os melhores produtos para seu caso.
Vamos marcar uma avaliação?
(61) 99981-4845 | bellitia@gmail.com
Comentários