top of page

Massagem na terceira idade

A melhor idade, que se inicia na casa dos 60, traz consigo algumas realidades novas. Há a perda de massa muscular própria do envelhecimento, a redução da produção de colágeno e substâncias responsáveis pela firmeza e elastina da pele. Além do aumento da gordura corporal, o número de células-tronco diminui e elas tendem a perder seu potencial regenerativo, afetando a renovação de tecidos e a manutenção das funções originais dos órgãos. Ainda há o desgaste natural dos músculos, que faz com que eles aguentem uma carga menor, causando dores mais intensas e frequentes. Todos esses sintomas podem ser amenizados com sessões de massagem.

ree

ree

A massagem relaxa, alivia dores nas costas e na cabeça e traz bem-estar. Na terceira idade, os benefícios vão além, aumenta a nutrição da pele e dos músculos e auxilia na mobilidade, além de hidratar e lubrificar a pele, porque nessa idade a pele é mais seca e fica menos flexível. E o mais importante, a massagem ativa a circulação sanguínea.

ree

A massagem relaxante, por exemplo, pode ser uma forma eficaz e não invasiva de ajudar a aliviar alguns dos sintomas de várias doenças relacionadas à velhice, principalmente se for associada às tratamentos médicos tradicionais. Ela contribui para acelerar a cura, prevenindo a inflamação e estimulando a produção de mitocôndrias, o que auxilia na recuperação dos músculos.


Entre as vantagens da massagem para o idoso, está o aumento da consciência corporal de uma melhor postura, ou seja, posicionar melhor ombro, braço, perna, e distribuir melhor o peso do corpo. Isso leva a uma melhora no equilíbrio.

ree

Um sono profundo e de qualidade é outro problema para o idoso. Por isso, um grande benefício da massagem é a melhora na qualidade do sono, pois proporciona relaxamento e uma sensação de calma. Assim como os exercícios, a massagem também estimula o cérebro a liberar endorfinas, que aliviam a dor e o estresse melhorando o sistema nervoso, porque durante esse processo existe maior produção de hormônios que são essenciais ao corpo humano.


O ideal é que a massagem seja usada preventivamente, sendo constante. Semanalmente seria a frequência perfeita para criar uma rotina de atividade para o idoso e uma memória muscular de relaxamento e flexibilidade. A grande maioria dos idosos procura esse serviço quando já estão sentindo muito dor, mas os benefícios da massagens podem ser usufruídos antes disso acontecer. Também existe o benefício social, pois indo semanalmente à clínica fazer massagem o idoso também se beneficia do relacionamento com as pessoas que estão envolvidas, ou seja, quem o leva, quem o atende, quem o massageia e todos aqueles que participam indiretamente desse momento, gerando uma rotina de convívio social.

ree

Apesar dos inúmeros benefícios, a massagem exige cuidados especiais na terceira idade. A pressão exercida deve ser mais suave a fim de não machucar a pele ou causar hematomas. Também é preciso ficar atento ao quadro de saúde do idoso.


E esse é o grande diferencial da Clínica Bellitia, pois nossos profissionais são preparados para atender esse público tão especial. Para a segurança da saúde dos nossos clientes, fazemos uma anamnese para entender a condição de saúde de cada um de forma personalizada, trabalhando as necessidades individuais.


A massagem é contraindicada para quem tem doenças vasculares como a trombose ou para pacientes com osteoporose ou osteopenia. Quem faz uso de medicamentos como a aspirina, a fim de afinar o sangue, deve ter cuidado redobrado porque a formação de hematomas é mais frequente. A Clínica Bellitia tem profissionais qualificados para atender não só com carinho e atenção, mas profissionalismo e conhecimento técnico.


Conheça a Clínica Bellitia e venha ususfruir de um lugar especializado em proporcionar qualidade de vida e beleza através do cuidado com sua saúde.



Comentários


bottom of page